Localizada atrás da Catedral da Sé e ao lado do Fórum João Mendes, a Padaria Santa Tereza em São Paulo possui uma história de um século e meio. Fundada em 1872, a padaria é considerada a mais antiga em funcionamento no Brasil. A sua localização atual é desde 1940, mas inicialmente foi inaugurada na Rua Santa Tereza, no centro da cidade, sendo nomeada em homenagem à rua e à devoção dos antigos proprietários à Santa Tereza. A padaria é conhecida pela coxa creme, um salgado feito com coxa de frango empanada com creme, e também pela canja de galinha. Além disso, possui um restaurante no andar de cima, que oferece um ambiente aconchegante para almoço, com destaque para o parmegiana, um dos pratos tradicionais do local. A Padaria Santa Tereza também é acessível, contando com um elevador para pessoas com deficiência.
Ao percorrer os dois salões da padaria, é possível observar diversas fotos em preto e branco dos primeiros bondes que circularam pela cidade, além de imagens da Rua Líbero Badaró, do Mappim e de outras cenas do centro histórico. Telefones públicos, telefones antigos e relógios da época também decoram o estabelecimento, trazendo consigo histórias passadas. A atual proprietária, Natalia Almeida, é filha de Marco Antônio Maturana Filho, que adquiriu a padaria junto com o avô em 1995, e desde então, a família administra o estabelecimento.
Apesar de ter enfrentado várias crises ao longo do tempo, Natalia destaca que a pandemia da Covid-19 foi a mais difícil. No entanto, a padaria permaneceu aberta, mantendo a tradição, a qualidade e o cuidado. Natalia se sente honrada por ter assumido a sucessão da padaria de seu avô e considera gratificante seguir essa tradição familiar, mesmo que demande sacrifícios. Para ela, a Padaria Santa Tereza é um presente em suas vidas.
O horário de funcionamento da padaria é das 6h às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 6h às 19h aos sábados. Não há estacionamento no local, mas é possível encontrar vagas na Rua da Glória, próxima à padaria.
Comentários: