Jornal Metropolitano SP - Sua fonte de boas notícias em São Paulo, Campinas, Sorocaba, Santos e Litoral paulista.

Sexta-feira, 21 de Marco de 2025
Construção de hospital pediátrico e novas policlínicas são destaques na saúde santista em 2024

Santos
27 Acessos

Construção de hospital pediátrico e novas policlínicas são destaques na saúde santista em 2024

No início do ano, houve a inauguração da Policlínica Estuário. A moderna unidade atende 16 mil munícipes e aliviou as demandas das policlínicas Embaré, Aparecida e Ponta da Praia.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O início da construção de um Hospital Pediátrico, com 30 leitos, no Complexo Areia Branca, foi uma das principais novidades no setor da saúde em 2024 em Santos. No início do ano, houve a inauguração da Policlínica Estuário. A moderna unidade atende 16 mil munícipes e aliviou as demandas das policlínicas Embaré, Aparecida e Ponta da Praia.

Em fase final de construção também está a primeira policlínica do Dique da Vila Gilda (juntamente com a ampliação do Centro da Juventude) e, em andamento, a nova poli da Vila Progresso, que vai oferecer saúde de qualidade aos seus cerca de quatro mil moradores.

Leia Também:

Neste ano, três bairros da Zona Noroeste passaram a contar com uma nova unidade de saúde. A Prefeitura entregou o Polo de Atenção Primária da Saúde (Paps), edificação que reúne em um mesmo terreno, mas com entradas e espaços separados, as policlínicas Caneleira e São Jorge/Santa Maria. As unidades atendem cerca de 15 mil pessoas atualmente.

O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil Tô Ligado (Caps Tô Ligado) ganhou novo endereço, sendo transferido para a Avenida Conselheiro Nébias, 349, no Paquetá – em imóvel totalmente acessível, com novidades como brinquedoteca, sala de jogos, ateliê e sala voltada às Práticas Integrativas e Complementares do SUS (Pics): auriculoterapia, acupuntura, práticas da medicina tradicional chinesa.

Na Zona Noroeste, os moradores estão prestes a ganhar um novo Centro de Especialidades Odontológicas, em espaço que está sendo adaptado na Rua Prof. Luís Gomes Cruz, no Castelo. O projeto visa oferecer um atendimento de qualidade em saúde bucal a um maior número de pessoas.

No Ambulatório de Especialidades (Ambesp) Nelson Teixeira, a novidade foi a incorporação da tecnologia Tytocare no atendimento por teleconsulta (com auxílio de um profissional da saúde fazendo a captação de exames, o armazenamento de dados e avaliação médica a distância).

E nas UPAs, um novo sistema implantado diminuiu o tempo de espera dos pacientes com casos de menor gravidade, que correspondem a mais de 70% dos atendimentos. Denominada Fast Track, ou “corredor rápido”, a ferramenta foi testada e tornou-se padrão no atendimento das unidades na Cidade.

Em 2024, Santos foi notificada pelo desempenho inédito no Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS), do Ministério da Saúde, com 12 metas cumpridas em 2023. Divulgado recentemente pelo Governo Federal, foi o melhor resultado da história do Município.

O programa de vacinação das crianças e adolescentes nas escolas desenvolvido em Santos ampliou em 23,5%, em 2024, o número de vacinas aplicadas no ambiente escolar comparando com dados de 2023: foram 2.603 aplicações neste ano, contra 2.106 do ano passado.

O programa Mãe Santista, que cuida da mãe e do bebê do pré-natal ao segundo ano de vida, lançou mais uma iniciativa voltada à preservação da saúde dos pequenos. É a unidade móvel de coleta de leite humano, que funciona em uma van totalmente equipada para esta finalidade.

Referência no Brasil, a Clínica-Escola do Autista de Santos ampliou o atendimento para 50 novos pacientes, no horário noturno. Outra novidade é a terapia realizada no local com os cães da Guarda Civil Municipal (GCM), a cinoterapia, que ajuda no desenvolvimento das interações sociais a partir da interação com o animal, os colegas e o terapeuta.

O trabalho começou em março e a ideia é que a Clínica-Escola se torne um campo de pesquisa científico para esta metodologia para ampliar as evidências de contribuição terapêutica.

Em 2024, Santos recebeu um dos maiores eventos de saúde pública do País, o 37º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo. Realizado no Blue Med Convention Center, na Ponta da Praia, contou com 3,7 mil participantes de 328 cidades paulistas. O congresso recebeu 193 secretários de saúde e teve mais de 1,6 mil trabalhos inscritos na mostra de experiências exitosas.

No enfrentamento ao Aedes, Santos aprimorou o monitoramento dos locais onde os agentes de combate a endemias não têm acesso fácil para as ações de controle do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Agora, o Município está utilizando drones de alta performance, com a transmissão ao vivo das imagens para o Centro de Controle Operacional (CCO) da Prefeitura de Santos. Neste ano foram realizados 27 mutirões na Cidade, eliminando 1.346 focos com larvas de mosquito.

Fotos: Divulgação/PMS

FONTE/CRÉDITOS: Portal Prefeitura
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Arquivo PMS
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )