A população de Sorocaba e região está indignada com a implantação de pedágios na área urbana da cidade, que vai onerar ainda mais o bolso dos trabalhadores e impactar diretamente o trânsito. O trecho da Raposo Tavares, próximo ao Campolim, é um dos mais movimentados da cidade, servindo como acesso diário para milhares de moradores. Caso a cobrança seja efetivada, eles serão obrigados a pagar pedágio de ida e volta todos os dias ou enfrentar congestionamentos ainda piores nas vias internas da cidade. A revolta cresce a cada dia, e mobilizações estão sendo organizadas para barrar essa medida absurda.
O tema será debatido na Câmara Municipal na próxima terça-feira (01/04), e moradores já estão pressionando deputados e lideranças políticas para que as praças de pedágio não sejam instaladas. Diversos ofícios foram enviados aos parlamentares, e há uma intensa movimentação nas redes sociais exigindo que o governo recue dessa decisão que prejudica diretamente a população trabalhadora.
A situação é ainda mais grave: a região de Sorocaba poderá ter 18 novos pedágios após a concessão de 460 quilômetros de rodovias pelo governo de Tarcísio Freitas. Isso significa que, com a privatização, a chamada Rota Sorocabana passará a ter 23 trechos com cobrança ao todo. Rodovias administradas pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem), como a SP-79, que liga a região de Sorocaba à Régis Bittencourt (BR-116), também passarão a ter pedágio, impactando moradores, trabalhadores e turistas.
Novos Pedágios
Nas rodovias em concessão, os valores de pedágio vão variar de R$ 0,86 a R$ 12,20, a depender do trecho, com cobrança nos dois sentidos. A cobrança acontece após o segundo ano da concessão.
O edital prevê a requalificação tarifária, ou seja, a empresa passa a cobrar um aumento de 10% quando finalizar a construção de faixas adicionais em pista simples, um aumento de 40% para o trecho em que tiverem sido concluídas as obras de duplicação e de 61% após a finalização de faixas adicionais em pista dupla. Já os usuários frequentes, que usarem o mesmo trecho mais de dez vezes no mês, terão 10% de desconto na tarifa e, em caso de frequência maior, até 20%.
A nova concessão incorpora trechos atualmente concedidos à CCR Viaoeste, cuja concessão se encerra em março de 2025, e outros administrados pelo DER que hoje não têm pedágios.
Acordos Feitos Sem Consulta à População
Além da revolta pelos valores e pelo impacto financeiro direto no dia a dia, os moradores reclamam da falta de transparência no processo de concessão. Muitos afirmam que não foram consultados e que a decisão foi tomada sem qualquer debate público adequado. Nas redes sociais e em grupos de moradores, a insatisfação é visível, e já há manifestações sendo organizadas para pressionar as autoridades.
Onde Terá Pedágio
• Castello Branco (SP-280) – km 59,9 – São Roque • Castello Branco – (SP-280) Km 74,9 – Itu* • Castelinho (SP-075) – km 12,5 – Sorocaba* • Celso Charuri (SP 091) – km 4,1 – Sorocaba • Castelinho (SP 075) – km 3,2 – Sorocaba • Raposo Tavares (SP-270) – km 39 – Vargem Grande Paulista • Raposo Tavares (SP-270) – km 47,6 – São Roque* • Raposo Tavares (SP 270) – km 58,1 – São Roque • Raposo Tavares – (SP 270) km 72,3 – Alumínio* • Raposo Tavares (SP-270) – km 86 – Sorocaba • Raposo Tavares – (SP 270) -km 95,1 – Sorocaba • Raposo Tavares (SP 270) – km 101,3 – Sorocaba • Raposo Tavares (SP 270) – km 111,8 – Araçoiaba da Serra* • Santos Dumont (SP-79) – km 107,9 – Piedade • Santos Dumont (SP-79) – km 138,2 – Tapiraí • Santos Dumont (SP-79) – km 183,2 – Juquiá • João Leme dos Santos (SP 264) – km 111,6 – Salto de Pirapora • Francisco José Ayub (SP-264) – km 130,6 – Pilar do Sul • Sebastião Camargo Penteado (SP-250) – km 162,8 – Capão Bonito • Nestor Fogaça – km 122,9 (SP-250) – Pilar do Sul • Bunjiro Nakao km 91,5 (SP-250) – Piedade • Bunjiro Nakao – km 56,1 (SP-250) – Ibiúna • Lívio Tagliassachi (SPA 053) – km 5,8 – São Roque
-
Pedágios já existentes
17 Cidades Atingidas
Conforme o governo, estão previstos investimentos de R$ 8,7 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão. Os recursos serão aplicados em duplicações, faixas adicionais, marginais, construção de acesso e obras de infraestrutura viária em 17 cidades atingidas pela concessão, que se estende do km 34 da Raposo, em Cotia, até São Miguel Arcanjo.
Serão impactadas pelas concessões as seguintes cidades da região: Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Cotia, Ibiúna, Itu, Juquiá, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sorocaba, Tapiraí, Vargem Grande Paulista e Votorantim.
O critério de seleção do vencedor será a maior outorga fixa paga ao Estado. Uma das obras previstas na concessão, a duplicação da rodovia Bunjiro Nakao entre Vargem Grande Paulista e Ibiúna, foi objeto de licitação recente pelo DER, no valor de R$ 152,5 milhões. O trecho duplicado deve se estender até Piedade. A rodovia João Leme dos Santos, já duplicada entre Sorocaba e Salto de Pirapora, terá mais um trecho duplicado na passagem por esta cidade.
Outras Mudanças Previstas
• Faixas adicionais na rodovia Raposo Tavares na região de Sorocaba, • Faixas de ultrapassagem na SP-079 entre Itapetininga e São Miguel Arcanjo, • Faixa adicional entre o km 0 e 6,5 da SP-75 (Castelinho) em Sorocaba, • Faixa adicional entre o km 54 e 79 da rodovia Castello Branco.
Comentários: