Jornal Metropolitano SP - Sua fonte de boas notícias em São Paulo, Campinas, Sorocaba, Santos e Litoral paulista.

Sexta-feira, 21 de Marco de 2025
Segurança em Rede: Bairros da Zona Oeste Adotam Monitoramento Colaborativo contra Furtos

Sorocaba
1198 Acessos

Segurança em Rede: Bairros da Zona Oeste Adotam Monitoramento Colaborativo contra Furtos

Diante do aumento de furtos e invasões, moradores de diversos bairros da Zona Oeste adotam o monitoramento colaborativo para fortalecer a segurança e inibir a ação de criminosos.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A onda de furtos e invasões que tem assolado diversos bairros da zona oeste acendeu o alerta entre moradores e comerciantes da região. Em busca de soluções práticas e eficientes, o monitoramento colaborativo tem emergido como uma das principais ferramentas para combater esse cenário preocupante. O prejuízo causado por meliantes e usuários em busca de fios de cobre tem sido grande. à noite é comum se reunirem embaixo de marquises de comércios, muitas vezes para uso de drogas e dormir, deixando muita sujeira por onde passam. Essa estratégia une tecnologia de ponta, com a instalação de câmeras em pontos estratégicos, e a participação ativa da comunidade, que trabalha de forma integrada para identificar e inibir ações suspeitas.


A partir das 21 horas, o trânsito de usuários se intensifica pelas ruas da região, muitas vezes aguardando o momento para sair em
busca de facilidades para furtar o que for possível. 

Além de inibir a ação de criminosos, o monitoramento colaborativo tem fortalecido os laços entre os próprios moradores, criando uma verdadeira Rede de Vigilância Solidária. Essa união promove um senso de responsabilidade coletiva, ao mesmo tempo que amplia a sensação de segurança local. A iniciativa também se destaca por sua integração com as autoridades, como o Centro Operacional Integrado, da GCM, permitindo ações rápidas e eficazes, especialmente em casos de flagrantes. Assim, bairros que antes sofriam com a vulnerabilidade diante da criminalidade agora encontram no monitoramento colaborativo uma forma de devolver parte da tranquilidade às ruas e proteger suas famílias e negócios.

Publicidade

Leia Também:

A adesão crescente ao monitoramento colaborativo reflete uma mudança no comportamento da comunidade, que percebe a importância de agir de forma proativa para enfrentar os desafios de segurança. Com isso, a zona oeste tem se tornado um exemplo de organização comunitária e integração tecnológica, mostrando que, juntos, moradores e autoridades podem transformar a realidade local e combater a criminalidade de forma efetiva.


A V3 Connect planeja implantar o Monitoramento Colaborativo em todas as avenidas da cidade, mas para isso, o apoio dos
comerciantes e moradores é fundamental nesse processo da Rede de Segurança.

Moradores da Vila São Caetano aderem em peso ao Monitoramento Colaborativo e fortalecem a segurança da região

A Vila São Caetano acaba de dar um importante passo em direção a uma segurança mais eficiente e integrada. Em uma adesão expressiva, os moradores e comerciantes da região decidiram investir no Monitoramento Colaborativo, com a instalação de aproximadamente 50 câmeras que irão monitorar ruas e pontos estratégicos do bairro. A iniciativa conta com a expertise da V3 Connect, uma empresa especializada em monitoramento inteligente e referência em segurança comunitária. Já foram instaladas 42 câmeras. 

A participação ativa dos moradores nos grupos das câmeras é essencial para o sucesso do projeto. Essa interação fortalece a Rede de Vigilância Solidária, permitindo a troca de informações em tempo real nos Chats Colaborativos e ampliando o alcance da segurança coletiva. Além disso, é fundamental que, em casos de flagrantes ou situações suspeitas, os moradores também acionem o 190 ou 153, garantindo uma resposta rápida das autoridades competentes, pois é preciso levar em consideração que os meliantes são bem rápidos.


Vila São Caetano, na Zona Oeste, adota o Monitoramento Colaborativo com 50 câmeras como forma de inibir a onda de furtos
e invasões. A previsão é de monitorar 100% das ruas do bairro, inclusive na Av. General Carneiro e Rua Américo Figueiredo.

Segundo Zeka Bocardi, morador do bairro, "formar uma rede de segurança ampla na Zona Oeste e em toda a cidade, integrada ao Centro de Monitoramento Integrado da GCM, é o nosso maior objetivo. Sabemos da situação em relação ao policiamento, por isso precisamos nos organizar para tentar proteger nossos bairros em Sorocaba. E a segurança deve começar na rua de cada morador, em cada bairro", diz.

A adesão da Vila São Caetano segue o exemplo de outros bairros de Sorocaba, como Cidade Jardim, Central Parque, Piazza 1 e 2, Jardim Tulipas, Júlio de Mesquita, Verde Vale, Jardim Arco-Íris e Trujillo, que já implantaram o sistema de monitoramento colaborativo. Nessas localidades, a inibição de ocorrências tem sido evidente, reforçando a eficácia da estratégia. A cada dia, mais moradores desses bairros continuam aderindo ao projeto, ampliando a rede de proteção comunitária.

De acordo com especialistas da V3 Connect, o monitoramento colaborativo é uma solução que vai além da tecnologia. Ele une moradores e comerciantes em uma rede ativa de vigilância, promovendo uma sensação de segurança coletiva e fortalecendo os laços entre a comunidade e as autoridades. Quando uma rua está totalmente coberta por câmeras, ela se torna menos atraente para pessoas mal-intencionadas, que preferem buscar locais com mais facilidade para furtar. E, quando um bairro se organiza, amplia o monitoramento e destaca a segurança com placas e faixas, a sensação de proteção no local cresce significativamente, afirma Zeka Bocardi, um dos representantes da V3 Connect.

A Vila São Caetano agora faz parte de uma rede crescente de bairros que estão transformando a segurança local por meio da tecnologia e da colaboração comunitária. Para os moradores, a decisão de aderir ao Monitoramento Colaborativo é um marco que representa mais tranquilidade e proteção no dia a dia.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e rua
O monitoramento Colaborativo ajuda a coibir roubos de automóveis, incêndio em contêineres de lixo e a identificar pessoas mal
intencionadas que estejam andando pelos bairros de forma aleatória.

Segundo Rodrigo Barbieri, diretor do Grupo V3 Connect, são embriões que estão se multipplicando pela cidade. A cada dia, moradores de outros bairros nos procuram para buscar informações sobre o Monitoramento Colaborativo. E a Rede vai ganhando corpo a cada assinatura. Por isso nos preparamos para atender moradores de toda a cidade de Sorocaba", afirma.

Grupo V3 Connect: Excelência em Segurança e Inteligência para Comunidades Protegidas

Quando o assunto é segurança, contar com especialistas faz toda a diferença. O Grupo V3 Connect é referência no setor, oferecendo soluções que unem tecnologia de ponta, inteligência estratégica e um profundo entendimento das necessidades das comunidades. Mais do que uma empresa de monitoramento colaborativo, a V3 Connect é um parceiro essencial na construção de ambientes mais seguros. Seja com o monitoramento colaborativo instalado em residências, seja através do Totem Inteligente.

Com uma equipe altamente qualificada e o uso de ferramentas inteligentes, a V3 Connect desenvolve projetos personalizados com câmeras de alta resolução e sistemas avançados de análise. A empresa promove o conceito de Monitoramento Colaborativo, envolvendo moradores e comerciantes para criar uma rede de proteção integrada que inibe a ação de criminosos e fortalece os laços comunitários. E vale, inclusive, para bairros rurais e condomínios mais isolados, como em Araçoiaba da Serra, onde a V3 tem se destacado bastante.

Sempre à frente, a V3 Connect investe continuamente em inovação, garantindo respostas rápidas e eficazes para os desafios modernos. Com integração ao Centro de Monitoramento da GCM e foco em segurança inteligente, a empresa vai além do básico, oferecendo tranquilidade e confiança.

A V3 Connect não é apenas uma empresa de segurança, mas uma aliada na proteção da vida e do bem-estar das pessoas. Com expertise, tecnologia e compromisso, ela transforma comunidades, conectando segurança e inteligência para um futuro mais protegido.

Grupo V3 Connect: conectando tecnologia, pessoas e segurança.
Mais informações com:
Zeka Bocardi - Fone/Whats: 19 98166.2040 ou 11 98942.4366
Davi Junior - Fone/Whats: 11 98113.1111
Célio Nascimento - Fone/Whats: 15 98119.7858

FONTE/CRÉDITOS: Zeka Bocardi
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Zeka Bocardi
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )