A Prefeitura de Campinas está na fase final da implantação da 13ª microfloresta urbana, nesta sexta-feira, 8 de agosto, em um balão na avenida São José dos Campos, entre o Parque da Figueira e o Parque São Martinho, região Sul da cidade. As outras 12 florestas prontas somam 15.814 mudas de árvores, espécies da Mata Atlântica, cultivadas no Viveiro Municipal de Campinas Otávio Tisseli Filho, que fica no Parque Xangrilá. A gestão é da Secretaria de Serviços Públicos.
“A microfloresta no meio urbano proporciona mais sombra, filtra o ar, diminui a temperatura em ilhas de calor e serve de abrigo à pequena fauna urbana”, explica o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella.
O secretário completa que para formar as microflorestas as mudas são plantadas em espaços relativamente pequenos, próximas umas das outras, em balões, praças, canteiros e parques.
O projeto de implantação das microflorestas urbanas foi lançado pela Prefeitura de Campinas em 26 de março deste ano com o primeiro protótipo pronto, a microfloresta do Balão do Kartódromo, ao lado do portão 6 da Lagoa do Taquaral, que serviu de modelo às demais. A previsão é de que a cidade tenha 200 microflorestas em até quatro anos.
Microflorestas de Campinas prontas
1. Balão do Kartódromo – Parque Taquaral (protótipo);
2. Balão do Laranja – Jardim Novo Campos Elíseos;
3. Terminal Campo Grande - ao lado do Terminal BRT (Campo Grande);
4. Praça da Concórdia – Jardim Novo Maracanã (Campo Grande);
5. Parque Valença 1 – Parque Valença 1 (Campo Grande);
6. Balão da entrada do Itajaí – Parque Itajaí (Campo Grande)
7. Ciclovia da Rua Juvenal Fernandes – Parque Floresta (Campo Grande)
7. Balão da entrada do Parque Floresta – Parque Floresta (Campo Grande)
8. Avenida Prestes Maia - São Bernardo;
9. Avenida Prefeito Faria Lima - Parque Itália
10. Praça Hélio João Ziggiatti – Vila Marieta
11. Avenida Ruy Rodrigues 1 – Vila Aeroporto (Ouro Verde)
12. Avenida Ruy Rodrigues 2 - Jardim Cristina (Ouro Verde)
Comentários: