Jornal Metropolitano SP - Sua fonte de boas notícias em São Paulo, Campinas, Sorocaba, Santos e Litoral paulista.

Sabado, 11 de Outubro de 2025
Campinas realiza a 3ª Conferência Municipal de Educação Ambiental em 13 de outubro

Campinas
9 Acessos

Campinas realiza a 3ª Conferência Municipal de Educação Ambiental em 13 de outubro

Evento reunirá estudantes, professores e sociedade civil para vivência sobre educação socioambiental e climática; propostas serão levadas à COP 30 em Belém

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Seclimas) promove, na segunda-feira, 13 de outubro, das 9h às 17h, na Mata Santa Genebra, a 3ª Conferência Municipal de Educação Ambiental. Com o tema “Educação Socioambiental e Climática – ações para mudar o mundo, para todo mundo”, o evento reunirá estudantes, professores e a sociedade civil para discussões que resultarão em contribuições para a reescrita do Plano Municipal de Educação Ambiental. Parte das propostas será encaminhada à COP 30, por meio do Instituto Alana.

A conferência integra a programação da Prefeitura de Campinas para celebrar o Dia das Crianças de forma educativa, unindo conscientização ambiental e climática à data comemorativa.

Mini COP com participação de estudantes

A programação terá início às 9h com a realização da Mini COP, uma simulação das discussões da COP 30, reunindo alunos e professores das redes pública e particular de ensino. A atividade é promovida em parceria com o Instituto Alana, responsável por levar o manifesto das crianças à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em novembro, em Belém (PA).

Participarão da atividade representantes do PIC (Plano Primeira Infância Campineira), da Seclimas e das escolas Leão Valerie, Tenista Maria Ester Bueno, Áurea Anunciação, Guido Segalho e Multiplus.

De acordo com o Instituto Alana, crianças são as mais afetadas e, ao mesmo tempo, as menos responsáveis pelas mudanças climáticas, motivo pelo qual devem ter voz ativa nos debates globais. Problemas como poluição do ar, contaminação da água, insegurança alimentar, falta de saneamento e precariedade em higiene afetam de maneira mais severa a infância, gerando impactos para toda a vida.

O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, dedicada à proteção e promoção dos direitos das crianças, com foco no impacto socioambiental positivo.

Participação da sociedade civil

A partir das 14h, a 3ª Conferência será aberta à sociedade civil, com atividades voltadas para professores e demais interessados, que também poderão participar de debates sobre temas ambientais e climáticos em nível local e global.

Na sequência, os participantes farão uma visita guiada pela Mata Santa Genebra e o encontro será encerrado com um lanche coletivo.

Durante o período da tarde ocorrerá, ainda, o encerramento do curso “Educação Climática: por práticas educacionais transformadoras”, inédito na cidade. O curso foi promovido pela Seclimas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri-Unicamp), reunindo professores das redes municipal e estadual. O objetivo foi capacitá-los para abordar mudanças climáticas de forma crítica, contextualizada e interdisciplinar em sala de aula.

Mais informações sobre a iniciativa estão disponíveis no site da Prefeitura https://campinas.sp.gov.br/noticias/professores-da-rede-publica-comecam-jornada-de-formacao-para-ensinar-sobre-mudancas-climaticas-127612 .
.
Contribuições para o Plano Municipal

Além de gerar propostas que serão apresentadas na COP 30, as discussões da conferência contribuirão diretamente para a reescrita do Plano Municipal de Educação Ambiental, prevista para ocorrer em 2026.

Sob coordenação da Coordenadoria de Projetos e Educação Ambiental da Seclimas, a conferência conta com a parceria da Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), PIC, Unicamp, Cepagri, Labeduc (Laboratório de Educação do Cepagri), Secretaria Municipal de Educação, Diretorias de Ensino do Estado de São Paulo e Conselhos Ambientais.

A 3ª Conferência Municipal de Educação Ambiental de Campinas reforça a importância e tradição da participação social na construção das políticas públicas na cidade. Essa Conferência tem um diferencial, pois também será espaço de vivência e informação sobre a COP30, além de iniciar as discussões e contribuições para a reescrita do Plano Municipal de Educação Ambiental no ano que vem. A Educação Ambiental e Climática é o caminho para uma sociedade sustentável e resiliente”, destaca o secretário do Clima, Braz Adegas Júnior.

Thiago Ferrari, coordenador do Plano Primeira Infância Campineira (PIC), frisa que a 3ª Conferência Municipal de Educação Ambiental é um evento importante porque reconhece a criança como sujeito de direitos. “Todas as decisões que a gente toma hoje vão ter impacto direto para elas tanto no presente quanto no futuro, é o mundo que a gente está entregando para elas. Por isso, envolvemos as crianças nas questões climáticas. É importante que elas se sintam pertencentes e responsáveis, ajudem a mudar comportamentos”, destaca.

Leia Também:

FONTE/CRÉDITOS: Prefeitura de Campinas
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Firmino Piton
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )